Domingo, Fevereiro 25, 2018

 

Budapeste

Poucas cidades têm história comparável a de Budapeste. Os rios que servem de barreiras naturais para delimitar territórios e separar países e povos, ali simbolizam um vínculo inestimável. Nascida da união das cidades Buda e Pest, a capital da Hungria representa diferentes ângulos e fatos da trajetória húngara.

Essas várias facetas podem ser comprovadas nas longas visitas a alguns de seus principais pontos turísticos. O Parlamento Húngaro, por exemplo, castelo medieval que impressiona graças às suas dimensões, faz parte do circuito histórico e cultural de Budapeste, enquanto o Parque Zoológico recria diversos espaços selvagens, aproximando visitantes à natureza. Já o Museu de Belas Artes proporciona uma rápida volta ao mundo.

Os restaurantes budapestenses servem o melhor da culinária internacional. Destaque à comida italiana, servida no Ristorante Krízia, e às refeições rápidas, disponíveis no Café Kör. Aos que gostam de badalação, o Restaurante Gundel oferece música aos clientes durante a espera do pedido.

As compras em Budapeste seguem os exemplos de qualquer outra grande metrópole mundial. Há inúmeros shoppings, comercializando marcas renomadas, mercados e feiras, onde o visitante pode adquirir o melhor do artesanato húngaro. Os protagonistas no setor de compras são o Duna Plaza Mall, primeiro shopping local, e o WestEnd City Center, a maior galeria, com mais de 400 lojas.

Budapeste promete uma intensa vida cultural, desenvolvimento econômico e certa aura cosmopolita. Sem dúvidas, experiência singular, às margens do rio possivelmente mais belo da Europa, o Danúbio.