Sábado, Outubro 21, 2017

 

Embarque

Para embarcar em voos internacionais, chegue ao aeroporto com no mínimo 3 horas de antecedência. Procure o balcão da sua companhia aérea para fazer os procedimentos de embarque, também conhecido como check-in. No balcão da companhia aérea,

apresente seu passaporte (alguns países aceitam RG, tire suas dúvidas sobre documentação) e as passagens - caso tenha adquirido a sua passagem pela internet, leve o código de localização ou o comprovante da compra.

Suas malas serão despachadas e você receberá o cartão de embarque e um comprovante de envio de bagagem (tire suas dúvidas sobre bagagem). Caso o seu voo faça conexão, verifique com a atendente da companhia aérea em qual aeroporto você deve retirar a bagagem.

O cartão de embarque entregue pela companhia aérea especifica o portão de embarque e o horário em que você deve embarcar. Evite atrasos, pois o avião costuma partir no horário indicado e você corre o risco de perder o voo.CVC Guia de primeira viagem.


Durante o voo

Procure o assento descrito em seu cartão de embarque, se tiver dúvida peça ajuda aos comissários de bordo, que darão todas as instruções que você precisa, sobre equipamentos de segurança e horários para ir ao banheiro ou se alimentar.
Não é permitido fumar e falar ao telefone durante o voo. Aparelhos eletrônicos como câmeras e mp3 são permitidos por algumas companhias aéreas em determinados momentos do voo.

Durante voos internacionais, a equipe de embarque fornecerá formulários de imigração do país a ser visitado. Nele você declara o motivo da sua viagem (se é turística ou de negócios), o endereço onde ficará hospedado, nacionalidade e a cidade de origem. Caso tenha dúvidas na declaração, peça ajuda aos comissários de bordo.

No retorno ao Brasil, será distribuído um formulário da Polícia Federal onde você declara se precisará pagar imposto ou não pelas compras feitas na viagem. Veja detalhes em limites de compras e impostos.

 

Desembarque

Ao desembarcar, siga as placas do aeroporto que indicam o setor de imigração. No setor de imigração, você deve apresentar seu passaporte, visto (caso necessário) e o formulário entregue durante o voo.

Para retirada da bagagem procure a esteira referente ao seu voo. Aguarde suas malas, a chegada pode demorar alguns minutos.
Em caso de extravio da bagagem procure o balcão da sua companhia aérea.